Durante os últimos quatro anos o município vimaranense ostentou o selo “Guimarães, Cidade Amiga das Crianças”. A intenção de renovação deste título e de um novo protocolo de cooperação foi manifestada ao Comité Português para a UNICEF a 03 de junho e foi aprovada na reunião do executivo municipal realizada a 29 de setembro.
A importância do envolvimento e participação no Programa “Cidades Amigas das Crianças” é reconhecida pelo município e, como tal, terminando no final deste ano o Plano de Ação Local 2019/2022, a autarquia pretende renovar o protocolo de adesão de Guimarães a este programa para o próximo ciclo 2023/2027.
Foi em 2018 que a UNICEF atribuiu este selo a Guimarães e, desde essa altura, a autarquia tem vindo a apostar, cada vez mais, em melhorar a qualidade de vida das crianças, “reconhecendo e realizando os seus direitos, numa lógica de promoção do progresso das comunidades e de implementação de políticas coordenadas para a infância e adolescência”.
“Guimarães destacou-se pelo investimento que colocou nos programas e projetos que implementou e pela inovação das práticas que tem levado a cabo em prol dos direitos e da participação dos mais novos”, lê-se no resumo da proposta da reunião do executivo.
A promoção da participação dos mais novos nas decisões e nas políticas municipais encontra na Plataforma Digital “Dar Vez à Tua Voz” um exemplo da importância de ouvir as opiniões e sugestões das crianças e jovens. Com esta ferramenta alojada no site da Câmara Municipal de Guimarães, os mais jovens podem, de forma livre, e com a garantia de uma avaliação cuidada e de uma resposta personalizada a cada um dos contributos manifestar o que os preocupa e o que pensam.
A melhoria do trabalho em rede entre entidades públicas e privadas envolvidas na defesa dos direitos da criança levou à aposta na plataforma digital de apoio ao Programa Guimarães Cidade Amiga das Crianças. Esta estrutura informática pretende alojar “num único local, de forma acessível e intuitiva, informações relativas a todas as ações e atividades que são realizadas em Guimarães”.
Graças a esta plataforma digital todos os parceiros do consórcio deste programa podem partilhar as iniciativas desenvolvidas dirigidas a este público que concorram para o bom cumprimento dos objetivos operacionais e estratégicos que integram o nosso Plano de Ação Local.
O resumo da proposta de renovação enviado ao executivo municipal ressalva ainda “o investimento que Guimarães tem efetuado no campo da avaliação deste processo”, levada a cabo pelo Laboratório Colaborativo ProChild CoLab - Against Child Poverty and Social Exclusion.
É ainda salientada a participação de um grupo de crianças numa reunião de Câmara, no contexto das comemorações do Dia Mundial da Criança de 2022 e a ação “Politicas da Infância e Juventude em Guimarães: Vamos ouvir as Crianças”, que contou com a participação do executivo municipal. “Em causa esteve a discussão dos resultados obtidos na Campanha da UNICEF “Tenho Voto na Matéria”, aquando das eleições legislativas de setembro de 2021, tendo Guimarães ficado colocado nos três primeiros lugares de maior participação a nível nacional, distinção que nos foi atribuída numa sessão que decorreu em Lisboa”, sublinha-se.
Estes resultados motivaram o convite da UNICEF para, no passado dia 09 de setembro, a, Guimarães partilhar com um conjunto de municípios que vão agora iniciar o seu percurso neste âmbito, as ações que têm sido desenvolvidas.
Entre as iniciativas enumeradas, destaca-se neste resumo para o executivo municipal também esta newsletter mensal criada com o intuito de publicar as ações locais e notícias de foro nacional e internacional de interesse nesta matéria.
Mais sobre as comemorações do Dia Mundial da Criança AQUI
Mais sobre o programa “Cidade Amiga das Crianças” AQUI