











Em Guimarães, as crianças tiveram várias atividades, promovidas pelo município, dedicadas a elas incluindo pinturas faciais, jogos tradicionais, insufláveis, kartings; modelagem de balões e bancas temáticas.
As iniciativas programadas para celebrar o Dia Mundial da Criança, assinalado a 01 de junho, começaram a 28 de maio com uma atividade intitulada “Habitar o Brincar” que se realizou no Bairro da Emboladoura, em Gondar.
Dinamizada pelo Palácio da Imaginação, um projeto financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, esta iniciativa, organizada pela Fraterna e pela ProChild Colab, contou com a realização de várias oficinas e ateliers para assinalar o Dia do Brincar e com a presença das vereadores Adelina Pinto e Paula Oliveira e do presidente da Junta de Freguesia de Gondar, Agostinho Faria.
“Do programa constaram o Espaço ‘Brincar com a cidade e o campo’, a Oficina da Natureza, a Oficina de Brinquedos Mecânicos, o lanche das crianças e da comunidade, o Ateliê de Conto e Linha; e a visita à exposição ‘Território de Aprendizagem’”, conforme enumerou a especialista em Estudos da Criança, Gabriela Trevisan, da ProChild.
Ao longo da semana a ProChild Colab divulgou ainda nas respetivas plataformas diferentes spots com a participação e a voz das crianças com informação sobre “A importância dos primeiros anos”.
Os spots informativos “Sabia que?” arrancaram no dia 30 de junho e decorreram até 3 de junho 2022 com o objetivo sensibilizar os públicos, nas redes sociais, sobre a importância do desenvolvimento nos 0-3 anos de vida e a relevância do investimento neste período do desenvolvimento. Pode rever os sposts informativos AQUI
A 31 maio e a 01 de junho realizaram-se as finais do Torneio de Retórica que juntou, no Teatro Jordão, os alunos do 10.º ano das escolas Secundária Martins Sarmento, Francisco de Holanda, das Taipas e o agrupamento de escolas Santos Simões.
O Laboratório da Paisagem realizou um webinar que se debruçou sobre “A importância dos Polinizadores” e a Liga Portuguesa Contra o Cancro distribuiu na Escola Básica Oliveira do Castelo o audiolivro infantil “Os Superpoderes da Júlia” que falava sobre a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor.
Foi a 01 de junho - o dia que, em 1950, as Nações Unidas, assinalou pela primeira vez com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças na altura enfrentavam – que a ProChild, numa atividade que envolveu os 14 agrupamentos de escolas do concelho, auscultou as crianças sobre “Como deve ser a nossa Cidade para que as Crianças sejam Felizes”.
Este mote serviu de pretexto para colocar o presidente da câmara, Domingos Bragança, e os vereadores em diálogo com as crianças do ensino básico com o objetivo de promover a voz ativa e a cidadania das crianças. Domingos Bragança visitou a EB1 de Tabuadelo e a EB1 da Cruz d’Argola onde teve a oportunidade de conversar com os alunos da escola.
O executivo municipal visitou 14 escolas de 1º ciclo, escutando cerca de 1000 crianças do 4º ano de escolaridade sobre vários os assuntos abordados: como fazer as crianças felizes, o que melhorar na escola e na cidade, mas também o que está bem. E segundo a autarquia, ficou bem patente o carinho e dedicação de todo o corpo docente e a desenvoltura das crianças em relação aos temas que mais preocupam as sociedades de hoje.
“As dimensões contempladas para escuta e diálogo ente as crianças e o Executivo Municipal foram: Presidência da Câmara; Educação e Saúde; Cultura; Ação Social, Igualdade e Justiça; Desporto e Juventude; Ambiente, mobilidade e transportes; Urbanismo”, enumerou a responsável da ProChild Colab.
“Os diálogos foram bastante ricos entre o Sr. Presidente e os/as diferentes vereadores/as tendo as crianças demonstrado vontade de que existam mais iniciativas desta natureza e de modo a que o executivo possa fazer mais visitas às suas escolas. As crianças revelaram grande capacidade crítica quer sobre a sua escola e território quer sobre Guimarães e sobre aquilo que pode ser necessário para serem mais felizes”, concluiu Gabriela Trevisan.
Às 18h00 realizou-se o webinar “Cultura Infantil: Literatura, Cinema, Dança e Teatro” para refletir e discutir o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que diz respeito à Cultura Infantil e para o fazer o evento contou com a participação de convidados e convidadas especialistas reconhecidos nas diversas áreas. O webinar foi moderado por Inês Guedes de Oliveira (Universidade de Aveiro) e contou com a participação de Pedro Seromenho (Paleta de Letras – literatura), Fernando Saraiva (Anilupa – cinema), Inês Barahona e Miguel Fragata (Formiga Atómica – teatro) e Vera Santos (bailarina e mediadora cultural – dança).
Foi no dia 04 de junho, para fechar esta semana de diversão, que a Alameda S. Dâmaso, no centro da cidade, foi palco de um espaço dedicado a brincadeiras abertas a toda a comunidade e que estiveram a cargo do Ciência Viva, da Casa da Juventude, do Laboratório da Paisagem, da Resinorte e da Vimágua.