


As notícias sobre acidentes e afogamentos em piscinas, rios e no mar não param de chegar e, por isso, nunca é demais relembrar os riscos e os perigos associados a estes momentos de lazer e diversão e fazendo tudo para evitar que se tornem más lembranças.
A Direção-Geral do Consumidor tem vindo a divulgar todos os anos a brochura “Brincar e nadar em segurança” com o intuito de alertar os pais e educadores para a adoção de procedimentos e de comportamentos que ajudem a diminuir os riscos de acidentes nas piscinas.
Os equipamentos de proteção não substituem a vigilância ativa dos adultos, mas sabendo que é nas casas particulares com piscina onde ocorrem mais acidentes, além desta brochura, a Direção-Geral do Consumidor desenvolveu um conjunto de flyers em formato eletrónico, com dicas de segurança focando especialmente a importância da vigilância das crianças na prevenção destes acidentes.
Além destes flyers que pretendem sensibilizar a população para os perigos das piscinas, em colaboração com a APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil foi divulgado também o relatório com os dados atualizados em matéria de acidentes que pode ser consultado AQUI.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) também tem vindo a alertar que “Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna”. Com este mote a nova campanha desta organização pretende sensibilizar os portugueses para o risco de lesões na coluna vertebral associadas à prática de mergulhos nas piscinas e praias.
Consulte AQUI todas as medidas de segurança sugeridas pela APSI