
não há uma razão específica para o Dia Internacional das Mulheres ser comemorado a 08 de março, a data, instituída em 1975 pela ONU?
A data celebra as conquistas e as lutas femininas por direitos iguais, no entanto, não é associada a nenhum evento que tenha ocorrido especificamente a 08 de março.
A criação do Dia Internacional das Mulheres é associada a um incêndio que ocorreu numa fábrica têxtil de Nova York a 25 de março de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Este acontecimento intensificou as lutas feministas mas elas já vinham a acontecer desde o final do século XIX, altura em que os movimentos operários femininos protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos.
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos e no ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de três mil pessoas no centro de Nova York.
Na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, que ocorreu em 1910, foi aprovada, por mais de cem representantes de 17 países, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher. Foi a
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) fez eclodir ainda mais protestos em todo o mundo e a 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), 90 mil operárias manifestaram-se contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. O protesto conhecido como "Pão e Paz" acabou por consagrar esta data, oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.
Em 1945 a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres e em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.