
As inscrições das escolas no “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, um projeto que pretende aumentar os níveis de participação e os níveis de leitura dos mais novos, continuam abertas.
“Miúdos a Votos” é um projeto que cruza a leitura e a cidadania, desenvolvido pela VISÃO Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares para promover a voz dos jovens nas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica.
Esta iniciativa já conta com a participação de mais de 800 escolas que, desta forma, vão explicar aos alunos, de forma prática, como se realiza um processo eleitoral.
A ideia passa, segundo a organização, pelos alunos “fazerem campanha eleitoral pelos seus livros preferidos, produzindo cartazes, panfletos, autocolantes, organizando manifestações e comícios, participando em debates com os defensores de outros livros, tal como fazem os políticos”. Também serão eles a prepararem as eleições e a contarem os votos. Já mais de 28 mil alunos participaram ao indicarem os respetivos livros favoritos. Os títulos mais vezes propostos vão a votos a 23 de março.
As escolas inscritas recebem os materiais desenvolvidos para esta iniciativa, que ajudam a explicar aos alunos o processo eleitoral de uma forma apelativa.
A inscrição das escolas pode ser feita AQUI
Mais informação sobre o projeto na hiperligação: https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2021-11-17-esta-ai-o-miudos-a-votos-2021-2022-2/