
As Escolas Secundárias de Caldas das Taipas, Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões vão disputar um torneio de Retórica que estima envolver cerca de 1 350 alunos.
As 56 turmas do 11º ano do ensino secundário, científico-humanistas e ensino profissional, do concelho de Guimarães vão, graças a esta iniciativa promovida pela Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), trabalhar a capacidade de argumentação e retórica sobre diversos temas da atualidade.
Entre janeiro e junho, as escolas, vão proceder a eliminatórias sucessivas internamente, até apurarem as finalistas que, posteriormente, vão disputar a final nas novas instalações do Teatro Jordão.
A concretização deste projeto, além do envolvimento das Escolas e da ASMAV conta ainda com o apoio logístico e institucional da Câmara Municipal de Guimarães.
A Vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, na apresentação pública deste projeto, considerou que o Torneio de Retórica é “uma forma de contribuir para desbloquear os nossos jovens depois de um período de confinamento devido à pandemia da Covid-19” e afirmou o compromisso da autarquia enquanto “agente facilitador para o desenvolvimento de competências que são extremamente importantes para o futuro dos nossos jovens”.
Por sua vez, Francisco Teixeira, em representação ASMAV, apontou que estes torneios já despertam “grande interesse em vários países da Europa e ainda nos Estados Unidos”, ressalvando que a grande novidade em Portugal é a realização deste tipo de debates nas escolas secundárias. “Estamos a criar uma componente de abertura à sociedade e fazer com que as escolas possam interagir entre si nestes debates”, salientou.