
A 14 de dezembro, no dia em que Portugal arrancou com o processo de agendamento da vacinação das crianças entre os 10 e os 11 anos, o portal online registava 27 mil pedidos.
As marcações realizadas apontavam para o fim-de-semana passado, mas o calendário apresentado pelo Governo, apresenta uma interrupção nesta época de festas e prevê continuar a vacinação das crianças entre os 9 e 8 anos de 06 a 09 de janeiro. Os dias 15 e 16 estão reservados para vacinar o grupo dos 6 e 7 anos, enquanto a 22 e 23 serão vacinadas as de 5 anos.
As crianças com comorbilidades têm prioridade, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando dirigir-se aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.
As segundas doses estão previstas administrar entre 05 de fevereiro e 13 de março, altura em que ficará o esquema vacinal completo para esta faixa etária, que o Governo calcula em mais de 600 mil crianças.
Nota para o facto do Portal de Agendamento Online possibilitar também o pedido de agendamento para a dose de reforço dos cidadãos com 65 ou mais anos e a modalidade “Casa Aberta” continua disponível para a vacinação contra a covid-19 ou contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 70 anos.
Além disso os cidadãos com 50 ou mais anos que foram vacinados com uma dose da vacina Janssen podem agendar a respetiva dose de reforço no Portal de Agendamento Online.
Em Guimarães o centro de vacinação instalado no Seminário do Verbo Divino funcionou na tarde de sábado na modalidade “casa aberta” para crianças com 10 e 11 anos que não conseguiram o autoagendamendo para este fim-de-semana.