
Já se podem colocar na árvore de Natal os enfeites natalícios resultantes do processo de recolha de máscaras cirúrgicas, realizado nas escolas de Guimarães.
No âmbito do Programa PEGADAS e do projeto de “Recolha e Valorização de Máscaras” foram colocados pontos de recolha em diversas escolas do concelho para apostar na valorização de máscaras cirúrgicas e comunitárias.
O resultado deste projeto está agora a ser distribuído em embalagem de cartão reciclado produzidas pelo Centro Juvenil de São José de Guimarães.
As máscaras recolhidas no âmbito deste projeto liderado pelo Município de Guimarães, com a colaboração do Laboratório da Paisagem, Vitrus Ambiente, CVR-Centro para a Valorização de Resíduos, Fibrenamics e TO-BE-GREEN, podem agora servir de decoração natalícia.
Este projeto está integrado na Estratégia de Guimarães para a Economia Circular – RRRCICLO. Ao mesmo tempo é resultado de uma sinergia entre o setor público, o setor privado, a academia e os cidadãos, os pressupostos do Ecossistema de Governança – Guimarães 2030 que está implementado desde 2014.