
O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Guimarães, a funcionar nas antigas instalações do Cybercentro (Travessa de Vila Verde), apresenta várias respostas a toda a comunidade, nomeadamente o apoio e ações de formação sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Criado pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) este espaço pretende desenvolver projetos na área da promoção e educação para a saúde e sexualidade nas escolas, apostar na formação de voluntários universitários, dar apoio à autoformação de professores na área da sexualidade e Sida e orientar sessões de informação e sensibilização para pais e outros agentes educativos.
O CAOJ foi criado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e está interligado com algumas escolas do concelho, com o Estabelecimento Prisional de Guimarães e com o Centro de Acolhimento para pessoas sem abrigo gerido pela Cruz Vermelha de Guimarães.
“Entendemos que devemos trabalhar com os nossos jovens, nas escolas, para prevenir e sensibilizar para estes problemas. Trabalhamos com os jovens universitários na vertente da formação e sensibilização, uma vez que têm a mesma forma de pensar dos jovens que estão no secundário e assim aumentar a responsabilidade de trabalhar em pirâmide no sentido de comunidade”, salientou a vice-presidente da Câmara de Guimarães na notícia avançada pelo município. Por outro lado, Adelina Pinto evidenciou ainda a “resposta alargada” para a comunidade em geral, através do atendimento ao público em geral para consulta, aconselhamento ou realização de rastreio.