
… parte da Muralha de Guimarães, onde está escrita a célebre frase "Aqui Nasceu Portugal", está “escondida” entre o casario da rua Santo António e da Alameda São Dâmaso?
Construída entre os séculos X e XII, a muralha foi erguida para proteger Guimarães, o berço da nação portuguesa, durante o período de formação do Reino de Portugal. Embora partes significativas da muralha tenham sido demolidas ao longo dos séculos, algumas partes e torres ainda se mantêm, representando um elo histórico com o passado medieval da cidade.
Informação disponível no site da Direção Geral do Património Cultural, refere que “a parte alta da vila, a Vila do Castelo, foi a primeira a cercar-se de muralhas, talvez ainda no reinado de D. Sancho I. Depois, a muralha iniciada durante o reinado de D. Afonso III e concluída por D. Dinis, uniu a Vila do Castelo à Vila de Sta. Maria, a parte baixa. No interior do espaço amuralhado, manteve-se o antigo muro da vila alta como uma muralha transversal, apenas demolida em data próxima de 1420.
A frase, gravada na muralha em 1930, reforça a importância de Guimarães na história e identidade de Portugal.
Vê imagens da muralha no interior de um edifício AQUI