
A Torre da Alfândega de Guimarães está, finalmente, de portas abertas ao público, oferecendo uma oportunidade única para as famílias explorarem este monumento histórico recentemente requalificado. Este monumento nacional está aberto ao público das 10h00 às 18h00.
Habituadas a ver a muralha que tem a icónica inscrição “Aqui nasceu Portugal” do lado de fora, esta visita pode-se transformar numa atividade divertida para as crianças fazerem em família. É uma ótima oportunidade para elas conhecerem este espaço por dentro e subirem ao topo e desfrutarem da vista panorâmica da cidade.
A requalificação da Torre da Alfândega não se limitou à restauração física do monumento, mas também preparou o local para a instalação de conteúdos museológicos, que farão parte do futuro Centro Interpretativo. Este centro, sediado na própria Torre, será desenvolvido ao longo dos próximos meses e terá como base o trabalho arqueológico realizado durante a empreitada, proporcionando uma experiência educativa e cultural enriquecedora para os visitantes.
Esta intervenção é um marco na preservação do património histórico de Guimarães, valorizando não só o monumento em si, mas também a experiência cultural de quem o visita. As famílias terão a oportunidade de dar uma aula de história aos mais pequenos e explorar a informação sobre as muralhas da cidade e dando uma oportunidade às crianças compreenderem a importância histórica da Torre da Alfândega.
Informação sobre a muralha de Guimarães AQUI
Não perca a oportunidade de partilhar este momento especial com as crianças, mergulhando na rica história da cidade. Visite a Torre da Alfândega e descubra o seu novo papel como guardiã da memória histórica de Guimarães.
Foto: Câmara Municipal de Guimarães