
O Design for Change em Portugal foi impulsionado pela Associação High Play promoveu mais uma edição do Festival Design for Change, que se realizou a 19 de junho, no Instituto de Design de Guimarães e que contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto.
Guimarães foi a anfitriã de várias escolas de todo o país, parceiros e convidados, que juntos quiseram celebrar o espírito "EU POSSO" em mudanças comunitárias.
Este evento, além de partilhar e reconhecer projetos escolares que promovem o protagonismo dos estudantes na criação de mudanças para um mundo melhor, desenhados e implementados pelos próprios alunos, quis inspirar ainda mais todos os participantes e dar-lhes confiança para serem agentes de mudança ativos: “A mudança é possível e pode ser conduzida por nós”, refere a organização nas redes sociais.
No festival deu-se a conhecer projetos com preocupações ambientais, integração intergeracional, melhorias no funcionamento escolar, e iniciativas de apoio entre estudantes. “Entre os destaques estavam projetos de melhoramento das escolas com cacifos digitais para telemóveis e clubes de estudantes que apoiam colegas em situações difíceis. Histórias de transformação dos espaços escolares, redesenhados por e para os alunos, também foram apresentadas, mostrando o impacto positivo que esses projetos têm nas comunidades escolares e ao redor”, enumerou a organização sobre o balanço do evento.
O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e a colaboração do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, ambos anfitriões do Festival Design for Change 2024.