
O livro "nós, as crianças... temos direitos" apresenta a Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidades aos mais pequenos de uma maneira simplificada.
É um livro em 3D 360.º pop-up preparado por André Pimenta, com ilustrações e design de Cátia Vide e texto de Cláudia Manata, Rosa Montez, Rita Rovisco e Fernanda Salvaterra e que traz catorze cartões com a seleção de artigos da Convenção, propostas de atividades e pistas que levam às composições cénicas que representam cada direito.
É por isso considerado um livro mágico que através da “caminhada” por uma floresta tropical as crianças são desafiadas a descobrir os seus direitos mais importantes, sozinhas ou com a ajuda dos adultos.
“As personagens do livro representam todas as crianças do mundo, independentemente da etnia, cor, religião, sexo, país ou língua (artigo 2.º), Assim, à entrada da floresta, os leitores são acolhidos por um zebrário (filhote de zebra e de burro) e, mais adiante, descobrem um crocodilo com vitiligo e uma família de esquilos que adotou um coelho, entre outras personagens surpreendentes” lê-se na descrição do livro.
Esta obra resulta da parceria entre o Instituto de Apoio à Criança e a Associação de Profissionais de Educação de Infância e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Lisboa.