
… as pérolas são formadas principalmente por moluscos, como ostras e mexilhões?
O processo de formação das pérolas é fascinante e ocorre quando um corpo estranho, como um grão de areia, um parasita ou um pedaço de material orgânico, entra na concha do molusco e fica preso entre o manto e a concha. Como forma de proteção, o molusco segrega camadas de nácar, uma substância, dura, rica em calcário, também conhecido como madrepérola. Com o passar do tempo, estas camadas de nácar vão-se acumulando e formam a pérola.
O processo pode levar vários anos, e a qualidade da pérola depende da quantidade e da uniformidade das camadas de nácar, do respetivo brilho, as imperfeições ou manchas e a forma podendo ser redondas, ovais, em forma de lágrima, ou de formas mais irregulares. Além disso, as pérolas podem ter várias cores incluindo branco, rosa, prateado, dourado e preto e tamanhos.
Mas agora há pérolas que são formadas em contextos artificiais e, por isso, a maioria das pérolas que existem no mercado têm um processo de cultivo que envolve a intervenção humana.
É por isso que existem pérolas naturais, as formadas sem intervenção humana em água doce ou salgada e as pérolas cultivadas.