
A praça coberta do Instituto de Design de Guimarães recebeu, nos dias 24 e 25 de maio, a Feira Internacional Curtir Ciência, um evento repleto de atividades focadas na apresentação de projetos, concursos, workshops e outros eventos científicos.
Além das atividades voltadas para os jovens estudantes, a feira também ofereceu atividades experimentais para famílias, incluindo crianças acompanhadas por adultos.
A iniciativa, organizada pelo Curtir Ciência, pelo Município de Guimarães e pela Universidade do Minho foi projetada para os jovens das escolas do concelho de Guimarães, promovendo a ciência de forma interativa e acessível, um aspeto enfatizado pelo reitor da Universidade do Minho. Rui Vieira de Castro considerou este evento um estímulo ao interesse dos jovens pela ciência e engenharia e espera que esta feira se torne um evento anual e volte a acontecer em 2025.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, no encerramento do evento, ressaltou a importância da divulgação científica como ferramenta essencial para combater a desinformação e capacitar a população com um melhor entendimento do mundo. O autarca destacou a necessidade de uma abordagem abrangente da ciência, que inclua também as ciências sociais, reforçando que "nós somos relação".
Este evento além de fortalecer a interação da comunidade com a ciência, também estabeleceu um marco importante para futuras iniciativas de divulgação científica na região que contribuam para inspirar novas gerações de cientistas e engenheiros.