
…as marés são causadas, principalmente, pela força gravitacional exercida pela Lua? A atração gravitacional da Lua puxa a água dos oceanos, criando uma elevação na direção da Lua, conhecida como maré alta. Simultaneamente, do lado oposto da Terra, a inércia da água forma outra maré alta. Entre esses dois pontos, ocorrem as marés baixas.
As marés podem influenciar a atividade humana, afetando a navegação, a pesca, os desportos náuticos e até a produção de energia elétrica em usinas de maré.
Mas o Sol também tem influência e uma das principais variações na amplitude das marés acompanha as fases da Lua. Na Lua cheia e na Lua nova, o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados o que faz gerar maiores amplitudes de maré.
Este somatório das forças de atração cria marés mais intensas chamadas de maré grande, maré de águas-vivas ou maré de sizígia.
A Lua Cheia de junho começa exatamente às 22h07 de sexta-feira, dia 21 de junho de 2024 e segundo a Nasa, a Lua aparecerá cheia no céu desde a noite de quinta-feira (20), dia do Solstício de Verão, e seguirá redonda e iluminada até a manhã de domingo.
Como será as marés por estes dias?