Na quinta-feira, dia 23 de maio, as crianças que frequentam o Jardim de Infância e o 3.º ano da Escola Básica de São Roque terão oportunidade de participar n’“A viagem do lixo”, uma sessão que pretende explicar como é que o lixo que se vê nas praias lá vai parar e que faz parte do projeto “Trocar por Miúdos: Eu, o outro e o mundo, conceitos complexos explicados às crianças” desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media.
As restantes turmas deste estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas João de Meira terão oportunidade de replicar esta sessão focada no impacto ambiental do lixo nas próximas semanas.
Estas sessões integram a dimensão “Eu, o outro e o mundo” deste projeto que também aborda temáticas em outras duas dimensões: “Eu”, “Eu e o outro”, com temas diversas que pretendem demonstrar às crianças e aos jovens que têm direitos e responsabilidades, devem demonstrar solidariedade com as outras pessoas e devem estar preparados para dar algo em troca à sociedade.
A Oficina “Trocar Por Miúdos – Eu, o Outro e o Mundo” já se concretizou em vários estabelecimentos de ensino dos diferentes agrupamentos de escolas de Guimarães, tendo sido realizadas, só o ano passado, 26 sessões que envolveram mais de 500 alunos vimaranenses.
A sessão em causa foi dedicada à comunicação inclusiva e os participantes tiveram oportunidade de compreender melhor, de uma forma lúdica, a importância da comunicação para todos, enquanto ferramenta de inclusão, de promoção da diversidade e equidade.
Estas sessões foram desenvolvidas pelo Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, uma organização sedeada em Guimarães que tem como missão promover a inclusão social dos diferentes públicos vulneráveis e combater os preconceitos e a consequente discriminação.