
No dia 01 de junho, das 10h00 às 17h00, o Parque da Cidade Desportiva na Veiga de Creixomil, em Guimarães, vai estar animado com atividades dirigidas à família, promovidas pela Desincoop no âmbito do projeto internacional EUF - "Envolver e Capacitar as Famílias da UE".
As famílias são convidadas a levar o almoço para se juntarem num piquenique coletivo que pretende estimular o convívio entre os participantes nestas atividades, ao mesmo tempo que se aproveita para reforçar as orientações deste projeto que coloca as famílias no centro das preocupações e da ação.
“A família tem sido posta à prova nos últimos anos. A pobreza das famílias aumentou, juntamente com a desorientação e a incerteza em relação aos jovens e ao seu futuro. A família teve de lidar com o isolamento, a perda de emprego e a doença, o que afetou a qualidade das relações familiares”, descreve a assistente social e presidente da Desincoop, Luísa Oliveira.
Nos próximos dias 22, 23 e 24 de maio, a ilha de Aegina, na Grécia, será o cenário da segunda reunião transnacional deste projeto EUF que envolve três parceiros - Grécia, Itália e Portugal – com o objetivo de refletir sobre a experiência dos recém-chegados à União Europeia e os benefícios da parceria EUF.
Durante a reunião, os parceiros vão partilhar com os convidados de outros países os resultados das primeiras atividades do projeto. O EUF foca-se na criação de percursos de aprendizagem que incentivem uma resposta pessoal aos problemas num contexto inclusivo e aberto à diversidade. O projeto utiliza a narração de histórias, um guia digital e um jogo de cartas como ferramentas para envolver as famílias.
Graças ao EUF, um projeto que reconhece a centralidade da família na sociedade, os pais podem aprender, aplicar, promover e ensinar habilidades aos seus filhos. O ambiente de aprendizagem não formal é especialmente adequado para aqueles que enfrentam fragilidades familiares, permitindo uma abordagem mais flexível e acessível. O projeto é inclusivo e está aberto a todas as pessoas, promovendo a igualdade e acessibilidade, conforme as recomendações do Conselho da Europa sobre o apoio à parentalidade positiva.
O projeto EUF, com o apoio de programas como o Horizon 2020 DigiGen, destaca a necessidade de incluir os pais, especialmente aqueles em situações de fragilidade, nos circuitos de formação e aprendizagem. A reunião em Aegina promete ser um passo significativo na capacitação das famílias europeias, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos e construir um futuro mais resiliente e inclusivo.