
A comunidade vimaranense teve a oportunidade única de testemunhar o talento e a dedicação dos alunos do projeto educativo Cantânia, uma iniciativa que tem transformado a vida de alunos entre 8 e 13 anos, proporcionando-lhes uma imersão no universo da música e da expressão artística e que no dia 11 de maio, realizou duas sessões no Centro Cultural Vila Flor.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e a vice-presidente e vereadora da Educação, Adelina Pinto testemunharam o brilho e a magia dos protagonistas de “O Naufrágio”, um espetáculo musical que retratou a história de um naufrágio de dois jovens que se debateram entre a necessidade de preservar os recursos naturais da ilha e a sua devastação.
Desenvolvido e produzido pelo serviço educativo do Consorci de l'Auditori i l'Orquestra, em colaboração com a Sociedade Musical de Guimarães, Cantânia conquistou um lugar de destaque desde a respetiva estreia em 2017.
O Cantânia ultrapassa os limites da sala de aula, porque, além dos alunos ensaiarem canções e coreografias, também preparam adereços, sob a orientação dos professores. Este projeto preenche uma lacuna importante na educação musical, especialmente no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que a disciplina, muitas vezes, não é contemplada como área curricular específica.
Além de oferecer uma formação musical completa, o Cantânia também capacita os professores do 2.º ciclo, fornecendo-lhes ferramentas essenciais para coordenar as diferentes turmas participantes, garantindo que a cantata seja uma experiência harmoniosa e enriquecedora para todos os envolvidos.
A apresentação conjunta e ao vivo, do espetáculo intitulado "O Naufrágio" no Centro Cultural Vila Flor, foi uma oportunidade única de testemunhar o talento e a dedicação dos alunos.