
A 10 de Março comemorou-se o Dia do Telefone, em homenagem à primeira transmissão utilizando o aparelho patenteado pelo inventor escocês X e a 15 de abril assinala-se Dia Mundial Sem Telemóvel com o intuito de alertar para o espaço que este dispositivo ocupa nas vidas da maioria das pessoas.
“Como afastar os filhos dos telemóveis?”, é a pergunta que todos os pais fazem e que gostariam de ter resposta e que André Carrilho, o autor do livro “A Menina com os Olhos Ocupados” aborda nesta obra fascinante com ilustrações vibrantes e divertidas.
André Carrilho, vencedor do Grande Prémio do World Press Cartoon 2015 e cartunista, ilustrador, animador e caricaturista de reputação internacional, recorre ao sentido de humor e, de uma forma acessível, aborda este causador de muitas discussões familiares.
“A Menina com os Olhos Ocupados”, segundo a sinopse desta obra, “está longe de imaginar que o mundo é muito mais belo e que tem amigos para conhecer”. Como está tão concentrada no seu telemóvel, desinteressada de tudo o que está à sua volta, não vê a carrinha dos gelados, os cãezitos com que se cruza na rua, nem sequer vê girafas, golfinhos, piratas, discos voadores e montanhas-russas.
Foi preciso o telemóvel partir-se para ela levantar a cabeça e descobrir o mundo que tem estado à sua espera.
“A Menina com os Olhos Ocupados” pode ser adquirido nas livrarias, tendo um preço aproximado de 10€ e pode ser requisitado na Biblioteca Municipal Raúl Brandão.