
“À Conversa com um Cientista” é o nome da iniciativa que o Centro de Ciência Viva de Guimarães e a Escola de Ciências da Uminho (ECUM) criaram para levar o conhecimento científico até às salas de aula das escolas vimaranenses.
O objetivo deste projeto é despertar o interesse dos mais novos pela ciência e para o fazer criam oportunidades de interação com investigadores para explorar conceitos fundamentais através de exemplos práticos e jogos divertidos.
A iniciativa "À conversa com um Cientista", contou com a participação da docente do Departamento de Matemática, Inês Sousa, que envolveu os alunos do 3.º ano da Escola da Bela Vista do Agrupamento de Escolas de S. Torcato na abordagem do tema "Onde está a estatística na Ciência".
"Estas iniciativas são de extrema importância para a divulgação científica junto da comunidade, sobretudo sensibilizando os mais jovens para a relevância da Ciência", afirma a docente e vice-presidente para o Ensino e Inovação Pedagógica da ECUM.
Esta iniciativa é uma das atividades integradas na segunda edição do Escola Ciência Viva de Guimarães, que decorre até junho e que vai abranger cerca de duzentos alunos de nove escolas pertencentes a cinco agrupamentos.