
…2024 é um ano bissexto que só se repete daqui a quatro anos para que o calendário gregoriano se ajuste ao calendário solar real?
Parece confuso mas o calendário civil mais utilizado hoje em dia é o responsável e vamos tentar ajudar-te a perceber isso. O sistema de calendário é complexo, mas foi a forma encontrada de ajustar o calendário humano às realidades do movimento orbital da Terra ao redor do Sol. Só desta forma as datas e as estações do ano permanecem relativamente alinhadas. O ciclo do calendário gregoriano tem 365,2425 dias por ano e para ajustar essa fração de dia, a cada quatro anos adiciona-se um dia, criando o ano bissexto.
Mas ainda podemos complicar mais, porque esta essa regra inclui outra correção importante: o ano bissexto não ocorre se o ano for divisível por 100, a menos que também seja divisível por 400. Isso significa que anos como 1700, 1800 e 1900 não foram bissextos, mas o ano 2000 foi, apesar de ser divisível por 100, porque é divisível por 400. Perceberam? Peçam aos vossos professores que expliquem melhor.