
As oficinas dedicadas às famílias e abertas a crianças a partir dos seis anos têm lugar no Centro Internacional das Artes José de Guimarães a 18 de fevereiro, 17 de março e 21 de abril, sempre às 11h00.
Em fevereiro, no dia 18, e em abril, no dia 21, Teresa Arêde e Maria Fernanda Braga são responsáveis por conduzirem os participantes na oficina de modelação em barro e escrita criativa "Objetos mágicos".
Partindo da premissa de que vivemos rodeados de objetos, coisas úteis e inúteis, que compramos e pomos ao lixo, num movimento infinito, será que, de entre tantos objetos, conseguimos identificar aqueles que são mais importantes para nós, e porquê? No interior do museu, expõe-se objetos que guardam a história de muitas pessoas. O artista, coloca na sua arte, um pouco de si e dos seus sonhos. Sabemos também que antigamente se acreditava que muitos amuletos guardavam desejos e protegiam quem os carregava.
Esta oficina tem como ponto de partida o barro, um dos materiais mais usados na antiguidade, para a criação de amuletos e pequenas esculturas imbuídas de sorte, complementadas por frases mágicas, que consigam fazer a ligação aos sonhos e aspirações de cada um dos participantes.
Às 11h00 de 17 de março, a original oficina de correspondência "Cartamuseu" orientada por Patrícia Geraldes pretende conduzir os participantes por um caminho exploratório em busca de conhecer modos de dar resposta a esta questão e estratégias intuitivas de saber e de fazer quando se quer partilhar o que se sente, nomeadamente quando se visita um museu.
A primeira sessão do ano do "Domingos no Museu" realizou-se no dia 21 de janeiro, às 11h00, tendo o CIAJG proposto uma oficina de som, ritmo e imagem chamada "O som que se vê" e orientada por Teresa Arêde. Esta oficina, que partiu das exposições de Dayana Lucas e de José de Guimarães patentes no CIAJG, funcionou como uma oportunidade para os participantes se transformarem em artistas sonoros, pintores e músicos de uma só́ vez. O som invisível tornou-se visível e foi transformado em formas e cores num novo universo criativo que surpreendeu todos os participantes.
A participação nestas atividades (com lotação limitada) pode ser realizada pelo valor de 2 euros, mediante inscrição prévia através dos formulários disponíveis em www.ciajg.pt.