
…no dia 25 de novembro de 1975, Portugal viveu um dos momentos mais marcantes da sua história contemporânea?
Foi neste dia que se deu um golpe militar conhecido como o "25 de Novembro", que funcionou como desfecho de tensões políticas e militares que se seguiram à Revolução dos Cravos, em abril de 1974 e teve um papel crucial na consolidação do regime democrático no país.
Com a queda do Estado Novo, o país viveu um período de instabilidade, em que diferentes forças políticas e militares disputavam o rumo do país. Neste contexto, elementos ligados ao Movimento das Forças Armadas (MFA), com uma orientação política mais moderada e democrática, confrontavam setores mais radicais, numa disputa conhecida como "Processo Revolucionário em Curso" (PREC), e que atingiu o seu auge neste dia.
Houve vários confrontos nas ruas de Lisboa e noutras cidades, ditando o fim do PREC e a consolidação do sistema democrático em Portugal, que culminou na elaboração de uma nova Constituição em 1976.
Por isso o 25 de Novembro de 1975 é um episódio crucial na história portuguesa e celebrado todos os anos por representar a afirmação do compromisso com os princípios democráticos que moldam a sociedade portuguesa até aos dias de hoje.