
O ano passado, por ocasião das comemorações da Semana da Criança, o município de Guimarães e o ProChild CoLAB realizaram um conjunto de ações de auscultação, junto de crianças dos terceiros e quartos anos do primeiro ciclo do ensino básico, nos 14 agrupamentos de escolas do concelho que contou com a participação do presidente da câmara, Domingos Bragança e dos vereadores.
Os resultados deste processo de audição das crianças daquilo que eram as respetivas sugestões e preocupações foram agrupados em torno de áreas como educação, cultura, ação social, igualdade, desporto, ambiente, mobilidade e transportes.
Um ano depois desta participação efetiva nos processos de decisão, contribuindo para o bom cumprimento do principal desiderato estratégico que norteia o programa municipal “Guimarães Cidade Amiga das Crianças”, além da análise, foram também envidados os necessários esforços para a concretização de algumas das ideias apresentadas.
O Flyer que compila essa informação será dado a conhecer às crianças do primeiro ciclo do ensino básico em contexto sala de aula, no próximo dia 01 de junho.
“O Município de Guimarães afirma a sua aposta no envolvimento dos/as mais novos na definição das políticas locais em matéria de infância e juventude, e está a desenvolver uma metodologia de envolvimento direto das crianças e jovens na identificação dos principais pressupostos da nova Estratégia Guimarães Cidade Amiga das Crianças 2023-2026”, lê-se na descrição da atividade disponibilizada pela autarquia.
Neste dia, numa demonstração de atenção ao que foi dito acerca das refeições nas cantinas durante o processo de auscultação e audição das crianças realizado a 01 junho de 2022, a autarquia vai disponibilizar as “Ementas Especiais Dia da Criança” nos refeitórios das Escolas do concelho (1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico)
Assim o Município de Guimarães, promove especialmente neste dia, um menu diferenciado e especial.