É no Bairro da Emboladoura, em Gondar, que está localizado o Palácio da Imaginação, uma proposta desenhada enquanto lugar comunitário multifuncional para dar vida a este território e colmatar a ausência de espaços públicos coletivos, nomeadamente cobertos que possam abrigar os diferentes grupos e albergar atividades diversas promotoras de vidas mais saudáveis.
Este projeto surgiu de uma candidatura aprovada no âmbito do programa de financiamento público Bairros Saudáveis, que aproveitando o cariz comunitário do Bairro da Emboladoura em Gondar, tem vindo a ressignificar este espaço com várias atividades desenvolvidas desde outubro de 2021.
O Palácio da Imaginação é um projeto desenvolvido pela Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social e que conta com a parceria do ProChild CoLab, Câmara Municipal de Guimarães, Junta de Freguesia de Gondar, USF Pevidém, Universidade do Minho e Associação de Moradores da Emboladoura.
Este espaço Comunitário Multifuncional para o Bairro da Emboladoura é inaugurado no dia 01 de junho, uma cerimónia que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
Para saber mais sobre este projeto podes ler a reportagem publicada em agosto de 2022
E foi também no Bairro da Emboladoura, em Gondar que se realizou, a 26 de maio, a segunda edição do “Habitar o Brincar”, uma iniciativa que integrou uma Oficina de Skates (Área 4800), uma Oficina da Natureza (Cemtelhas), uma oficina ‘Desenhar o Vento e outros desafios’ (Carlo Giovani) e uma oficina do Conto (Flor - Mercado Azul).
Esta atividade, organizada no âmbito do projeto Porta 7 – E8G (Programa Escolhas), pela Fraterna e pelo ProChild CoLAB, é uma de muitas que pretende “promover a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a participação cívica, através do treino de competências transversais e do desenvolvimento de estratégias que contribuam para a integração escolar e comunitária, promoção da saúde e das relações interpessoais positivas, com vista ao aumento da inclusão social das crianças e jovens de contextos mais vulneráveis”.
São várias as organizações parceiras que têm vindo a apoiar a concretização deste objetivo também no bairro da Atouguia e nos agrupamentos de escolas Fernando Távora e Francisco de Holanda.