
“O Segredo da Girafa”, de Leonor Mexia aborda as questões da inclusão, da não violência, do olhar o outro, do cuidar do outro e o colocar-se no lugar do outro.
Esta obra surge do Projeto “Girafa – Comunicação Não Violenta”, um desafio que o Porta 7, Programa Escolhas fez à Câmara Municipal de Guimarães, numa lógica de educação não formal e de capacitação de técnicos que trabalham diariamente com crianças e jovens, muitos deles de grande vulnerabilidade.
O texto d’“O Segredo da Girafa”, construído com o contributo de muitos alunos é apresentado no dia 02 de junho, às 15h30 no Jardim da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, em Guimarães.
A escritora de literatura infantil tem vindo, desde 2010, a fazer sessões de leitura em escolas, bibliotecas, lares, e também workshops de escrita criativa para crianças. Leonor Mexia é também facilitadora de workshops pela Associação Compassio, nomeadamente de acompanhamento de doentes e interioridade e formações de educação para a sexualidade, comunicação não violenta, orientadora de grupos de crianças e jovens e com vários grupos de doentes, cuidadores e pessoas em situação vulnerável.