
A Sociedade Martins Sarmento (SMS) lançou, no fim-de-semana passado a 9 - Revista de Guimarães Júnior, uma publicação infantojuvenil que vai funcionar como complemento à emblemática Revista de Guimarães, que acompanha esta organização, praticamente, desde a sua fundação.
Esta revista pretende sensibilizar o público mais jovem para a valorização e preservação do património material e imaterial e, por isso, o público escolar participou ativamente na construção desta edição.
Neste primeiro número, foram lançados dois concursos de ilustração e de crónica sobre o tema Património, com a intenção, segundo refere a organização, “de fomentar a reflexão e o interesse das novas gerações sobre este tema, incentivando a observação do mundo que as rodeia com um olhar curioso, crítico e criativo”.
Todos os trabalhos submetidos aos concursos encontram-se expostos na Galeria de Exposições temporárias da SMS desde sábado, altura em que, além do lançamento da revista, também se procedeu ao reconhecimento dos melhores alunos do concelho vimaranense.
Esta revista - coordenada pelo Serviço de Mediação Cultural e que contou com a colaboração da equipa da Sociedade Martins Sarmento - foi financiada pela Câmara Municipal de Guimarães no âmbito do programa Impacta que apoia projetos e atividades culturais, territoriais e artísticas.