
Já são 33 os anos que a Convenção dos Direitos das Crianças soma e Guimarães comemora esta data através de um evento que decorre no auditório do Campus de Azurém da Universidade do Minho a 22 de novembro, a partir das 15h00.
A iniciativa preparada conta com as presenças e intervenções dos representantes das entidades promotoras deste evento, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e da presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ), Marta Pinto.
A sala estará cheia com um público infantojuvenil proveniente de todos os estabelecimentos de ensino do concelho convidados a assistir a um momento cultural protagonizado por alunos do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar.
Esta iniciativa, inserida no programa “Guimarães – Cidade Amiga das Crianças”, tem como objetivo celebrar o documento que enuncia os direitos fundamentais de todas as crianças e que foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de Novembro de 1989.
E a Convenção dos Direitos das Crianças é, precisamente, o documento orientador da política coordenada para a infância e adolescência deste programa que permitiu, durante os últimos quatro anos que o município vimaranense ostentasse o selo “Guimarães, Cidade Amiga das Crianças”.
A intenção de renovação deste título e de um novo protocolo de cooperação foi manifestada ao Comité Português para a UNICEF a 03 de junho e foi aprovada na reunião do executivo municipal realizada a 29 de setembro.
A autarquia quer continuar a potenciar a articulação entre todos os sectores municipais e o estabelecimento de parcerias com instituições da comunidade que promovam o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças.