
O prazo para inscrições no desafio Heróis da Fruta, um projeto dirigido à comunidade escolar, termina a 31 de dezembro.
Este projeto, que se realiza desde 2011 com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares diários das crianças e jovens portugueses, no ano letivo 2022/2023 procura turmas que queiram participar e assim receberem prémios de participação, ao mesmo tempo que se habilitam ao sorteio final para receberem a visita da mascote na escola.
Acima de tudo, esta atividade propõe-se a diminuir a percentagem de crianças que não ingere diariamente frutas e legumes na quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde.
Para estimular a ingestão mínima de cinco porções diárias, o método Heróis da Fruta, um programa nacional da APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil de combate à má nutrição infantil, desafia os alunos e alunas das escolas portuguesas a melhorar os hábitos alimentares de uma maneira divertida.
Em resposta a esta preocupação com a alimentação dos mais novos, a Câmara Municipal de Guimarães tem vindo, todos os anos, a distribuir gratuitamente fruta e hortícolas nos jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo do ensino básico da rede pública do concelho. Esta medida abrange cerca de 1755 crianças da educação pré-escolar e 4765 alunos do primeiro ciclo do ensino básico.
Estes esforços de reforço das práticas alimentares saudáveis e de combate à obesidade infantil dos mais jovens incluem, segundo informa a autarquia, “um conjunto de medidas educativas de acompanhamento, nomeadamente a organização de aulas de degustação, criação e manutenção de atividade de jardinagem, organização de visitas a explorações agrícolas e atividades similares destinadas a sensibilizar as crianças para a agricultura, assim como medidas destinadas a e a promover o conhecimento das crianças sobre a agricultura”.
Ficha de inscrição AQUI
O regulamento completo está disponível AQUI
Saiba mais em www.heroisdafruta.com