
A Guarda Nacional Republicana (GNR) nas redes sociais fez um alerta sobre a importância da segurança rodoviária infantil e disponibilizou alguma informação sobre as orientações mais importantes para o transporte de bebés e crianças em cadeiras adequadas à respetiva altura, peso e idade.
O uso das cadeiras específicas para transporte de crianças em automóveis é obrigatório e está previsto no artigo 55.º do Código de Estrada. Infringir esta norma é considerado uma contraordenação grave e tem uma coima associada que pode variar de 120€ a 600€ por criança transportada.
Existe uma gama variada de cadeiras auto para vários tamanhos e idades para transportar crianças de forma segura e a legislação define regras e contextos específicos para o uso das cadeiras infantis.
A campanha de sensibilização nas redes sociais da GNR começa assim: “Uma cadeirinha transporta muitas vidas: a do seu filho(a), a sua e a de todos os que o(a) amam”. “Vamos asSENTAR como transportar as CRIANÇAS em automóveis equipados com cintos de segurança? (menos de 12 anos de idade e altura inferior a 135cm)”, continua.
O post em causa a GNR é acompanhado por uma imagem da classificação dos sistemas de retenção consoante o peso e a altura da criança e enumerada as principais considerações a ter em conta na hora de escolher e utilizar a cadeira auto:
- Utilize uma cadeirinha (sistema de retenção) homologada e adaptada ao peso e altura da criança;
- Leia atentamente as instruções de montagem e utilização, para que fique bem instalada;
- A cadeirinha deve estar bem fixada à estrutura do veículo, através dos cintos de segurança em três pontos do próprio veículo ou através de sistema ISOFIX.
- As precintas da cadeirinha devem estar SEMPRE corretamente apertadas, ou
seja, sem folgas, embora garantindo o conforto da criança.
Se possível, opte pela compra de uma cadeirinha nova e não por uma usada, precavendo falhas de segurança pelo desgaste ou eventual acidente.
Para mais informações sobre este assunto consulte o link: https://www.deco.proteste.pt/auto/cadeiras-auto/noticias/cadeiras-carro-crianca-respostas-duvidas-frequentes