
Depois de um interregno de dois anos letivos motivado pela pandemia de Covid-19, o programa EducaBicla regressa às escolas vimaranenses para formar os 1.299 alunos das 65 turmas do 6.º ano de escolaridade das 16 instituições de ensino do concelho.
O programa EducaBicla, implementado desde 2015, é uma das apostas do município de Guimarães para sensibilizar os cidadãos vimaranenses para os modos ativos e hábitos sustentáveis.
E no balanço de cinco anos de implementação deste programa em todas as escolas do concelho apurou-se que já foram formadas, para a mobilidade ciclável de forma segura e responsável, 6.978 crianças vimaranenses, entre os 12 e os 16 anos.
Segundo dados recolhidos pelo programa EducaBicla, verifica-se um aumento de alunos que admitem não saber andar de bicicleta e daqueles que assumem nunca andar de bicicleta. “O ano letivo 2021/22 marca o máximo histórico do número de alunos que afirma ainda não ter aprendido a andar de bicicleta”, lê-se no site da autarquia.
O programa EducaBicla tem ajudado os alunos e as respetivas famílias a olharem para a bicicleta como meio de transporte, e, por sua vez, a autarquia tem apostado na criação de infraestruturas cicláveis. Com esta estratégia, pretende-se aumentar o índice de mobilidade ciclável na cidade.
“O Município de Guimarães foi precoce nesta implementação, estando agora o Ministério da Educação a dar os primeiros passos com o projeto ‘Desporto Escolar sobre rodas”, a começar a ser implementado em 2022/2023”, sublinha ainda a Câmara Municipal de Guimarães.