
…antes de se celebrar o Halloween em Portugal era costume fazer-se o peditório Pão por Deus? Esta tradição, que ainda vai resistindo em algumas localidades portuguesas, é um peditório associado ao antigo costume de se oferecer pão, bolos e vinho aos defuntos e é incluído nas cerimónias do “Dia dos Finados”.
Em vez de “doçuras ou travessuras” os miúdos cantarolavam “Bolinhos e bolinhós,/Para mim e para vós,/Para dar aos finados/Que estão mortos e enterrados/À porta de Santa Cruz. truz! truz!/A senhora está lá dentro/Está sentada num banquinho/Faz favor de vir cá fora/Pr’a nos dar um tostãozinho/Ou um bolinho…”
Depois de receber algo em troca o agradecimento canta-se assim:
A cantilena é antiga e quem a decorou espera receber em troca alguma coisa e agradecer dizendo: «Esta casa cheira a broa/Aqui mora gente boa./Esta casa cheira a vinho/Aqui mora algum santinho».
Mas há sempre alguém que não entra na brincadeira e, aqueles que não abrem a porta ouvem: “Esta casa cheira a alho/Aqui mora algum espantalho./Esta casa cheira a unto/Aqui mora algum defunto”.
Esta tradição manteve-se ao logo dos tempos mas agora o Halloween está a ganhar protagonismo. Mas já sabes, se saíres à rua em busca de guloseimas podes sempre recuperar esta velha tradição. Deves encontrar ainda muita gente que se lembra dela.