
O Selo “Escola SaudávelMente”, atribuído às instituições escolares que consigam atingir os padrões e exigências da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), foi atribuído a 12 dos 14 agrupamentos escolares em funcionamento no concelho de Guimarães.
Das 474 candidaturas apresentadas, foram 350 as distinguidas passando a ser encaradas como exemplos no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo dos respetivos alunos. Esta iniciativa da OPP quer assim divulgar as políticas e boas-práticas desenvolvidas que contribuem para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva.
Esta atribuição reconhece Guimarães como um dos concelhos que mais aposta na promoção de boas práticas no âmbito da educação. Os estabelecimentos de ensino vimaranenses distinguidos foram Abação, Afonso Henriques, Arqueólogo Mário Cardoso, Fernando Távora, Francisco de Holanda, Gil Vicente, Pevidém, Professor João de Meira, Santos Simões, Taipas, Vale de São Torcato e Virgínia Moura. Para além dos agrupamentos escolares, foi ainda distinguida a Escola Secundária Martins Sarmento.