O ProChild CoLAB, em colaboração com o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi), está a desenvolver um estudo que visa compreender como as experiências vivenciadas na infância podem afetar o funcionamento emocional e social de crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, bem como das suas mães, pais ou outros responsáveis parentais.
Todas as famílias com crianças dentro da faixa etária especificada estão convidadas a participar, bastando para tal que os pais ou responsáveis tenham mais de 18 anos, residam em Portugal, e compreendam a língua portuguesa.
Os participantes poderão contribuir para este estudo respondendo a um conjunto de questionários anónimos sobre si, as suas crianças e as suas famílias. A participação é voluntária e totalmente confidencial, exigindo apenas a aceitação do consentimento informado. Os dados recolhidos serão tratados com rigorosos critérios de confidencialidade, de acordo com as normas éticas da Universidade do Minho e legislação aplicável.
Embora os questionários não tenham como objetivo diagnosticar problemas de saúde mental, será disponibilizada uma lista de recursos comunitários e o contacto da equipa de investigação para apoio, caso os participantes sintam necessidade.
Esta é uma oportunidade valiosa para as famílias contribuírem para uma melhor compreensão do desenvolvimento infantil e, ao mesmo tempo, refletirem sobre as experiências que influenciam a dinâmica familiar.
Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem contactar a investigadora responsável, Marlene Sousa, através do e-mail projetodar@prochildcolab.pt ou pelo telefone +351 932 143 837.
Mais detalhes sobre o estudo e o link para participação podem ser encontrados AQUI