
Para celebrar o Dia Mundial da Criança, o Município de Guimarães preparou uma semana repleta de atividades divertidas e educativas para os mais jovens, com o apoio e a dinamização de várias entidades vimaranenses. Mas essa semana super divertida já acabou. Para o ano há mais.
A celebração teve o seu momento auge no dia 5 de junho, com uma grande festa no Pavilhão Multiusos que reuniu crianças de todo o concelho para um dia inesquecível de brincadeiras e muita alegria incluindo piqueniques, pinturas faciais, jogos tradicionais, oficinas e um espetáculo musical com o Tio Óscar
No Multiusos de Guimarães estiveram presentes cerca de 1400 crianças do pré-escolar, oriundas de 20 Instituições Particulares de Solidariedade Social para assistir a este espetáculo. Também a GNR, PSP e os Bombeiros Voluntários de Guimarães, o Laboratório da Paisagem, o Curtir Ciência, a Resinorte, a ASSP Guimarães - Associação de Solidariedade Social dos Professores, a Área 4800, a Biblioteca Municipal Raul Brandão e a Vimágua estiveram presentes com atividades para os mais novos. Pode ver o vídeo do resumo AQUI
Mas foi precisamente no Dia da Criança, a 01 de junho, que se inaugurou o Painel de Azulejos sobre os Direitos das Crianças criado no âmbito do projeto “Tecer a Prevenção” que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens tem vindo a dinamizar junto da comunidade escolar vimaranense.
Esta iniciativa, além de envolver a autarquia através do programa “Guimarães – Cidade Amiga das Crianças”, conta com a colaboração dos alunos do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, visando a população infantil cuja faixa etária vai dos três aos 15 anos.
Este painel da autoria do artista plástico vimaranense Nuno Machado encontra-se na Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos.
O programa de atividades para assinalar o Dia Mundial da Criança incluiu ainda visitas ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, ao Paço dos Duques de Bragança, Castelo e Museu Alberto Sampaio e ao Estádio D. Afonso Henriques, espaços que também ofereceram oficinas diversas ao longo desta semana.
O município de Guimarães promoveu duas formações especiais para os técnicos e auxiliares, de forma a fornecer-lhes ferramentas importantes para enriquecer o seu trabalho diário com as crianças.
Na primeira formação, “EmoSom: A voz das Emoções“, um especialista partilhou técnicas com as educadoras para ajudar no controlo das emoções das crianças através da música, utilizando melodias e canções para guiar as crianças na gestão das suas emoções de forma lúdica e eficaz.
A segunda formação, “Um encontro emocional: Educar com e para a Empatia“, focou-se no controlo cognitivo das emoções, fornecendo métodos para identificar e trabalhar as emoções das crianças antes que estas se transformem em sentimentos duradouros.
A Biblioteca Municipal Raul Brandão foi ainda palco de outras atividades proporcionando às crianças, logo no primeiro dia, um Sábado Mágico, mas também noutros dias da semana Teatro de Fantoches e Horas do Conto.
O Centro de Ciência Viva de Guimarães ofereceu uma sessão de "Histórias com a Ciência" e o Laboratório da Paisagem a sessão “Ser cientista por um dia”.
Além disso várias instituições particulares de solidariedade social receberam visitas: da Resinorte para dinamizar jogos pedagógicos com o intuito de sensibilizar para a temática da recolha e tratamento de resíduos e da Tempo Livre para realizar atividades de dança.
A I Edição das Olimpíadas Desportivas Infantis, inicialmente prevista para ocorrer no dia 08 de junho no centro da cidade, teve de ser adiada devido ao mau tempo. Com nova data marcada para o dia 15 de junho, o evento, organizado pela Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, superou as expectativas e revelou-se um sucesso em diversos aspetos.
A adesão foi excelente e as crianças aproveitaram um dia repleto de atividades desportivas e de convívio transformando o centro da cidade num grande espaço desportivo, com diferentes áreas dedicadas a cada modalidade.
Este evento, além de promover a prática de desporto entre os mais jovens, incentivando hábitos de vida saudáveis, também fortaleceu os laços comunitários e contribuiu para o aumento de movimento na cidade.