
Para celebrar o Dia Mundial da Criança, o Município de Guimarães preparou uma semana inteira repleta de atividades divertidas e educativas para os mais jovens, com o apoio e a dinamização de várias entidades vimaranenses. A celebração tem o seu momento auge no dia 5 de junho, com uma grande festa no Pavilhão Multiusos, a partir das 10h30, reunindo crianças de todo o concelho para um dia inesquecível de brincadeiras e muita alegria.
O Pavilhão Multiusos torna-se, desta forma, o espaço perfeito para esta celebração oferecendo um ambiente protegido de muito sol ou de muita chuva para uma série de atividades, incluindo piqueniques, pinturas faciais, jogos tradicionais, oficinas e um espetáculo musical com o Tio Óscar.
Mas as comemorações abrem no dia 01 de junho com a inauguração do Painel de Azulejos sobre os Direitos das Crianças criado no âmbito do projeto “Tecer a Prevenção” que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens tem vindo a dinamizar junto da comunidade escolar vimaranense. E os primeiros azulejos deste plano estratégico local de promoção e proteção dos direitos das crianças foram pintados depois da cerimónia formal da comemoração do 34.º aniversário da “Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças”, no dia 20 de novembro do ano passado. No evento que se realizou na Escola EB1 do Carreiro, em Lordelo realizou-se o primeiro ateliê prático, que contou com a orientação do artista plástico Nuno Machado, cujo resultado enquanto trabalho coletivo para sensibilizar e fomentar a comunidade para a importância dos direitos das crianças e jovens, será colocado em Moreira de Cónegos e é composto por 336 azulejos.
Esta iniciativa, além de envolver a autarquia através do programa “Guimarães – Cidade Amiga das Crianças”, conta com a colaboração dos alunos do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, visando a população infantil cuja faixa etária vai dos três aos 15 anos.
No âmbito no programa de atividades que vão assinalar o Dia Mundial da Criança os mais novos têm ainda a possibilidade de fazer visitas ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, ao Paço dos Duques de Bragança, Castelo e Museu Alberto Sampaio e ao Estádio D. Afonso Henriques, espaços que também vão oferecer oficinas diversas ao longo desta semana.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães e a PSP voltaram a ser chamados a esta festa para realizar o desejo da maioria das crianças de contactarem com polícias e bombeiros e terem oportunidade de ver de perto os veículos e os equipamentos usados por estes profissionais e poderem ainda participar em momentos de simulação de ocorrências.
A Biblioteca Municipal Raul Brandão será palco de grande parte das atividades proporcionando às crianças, logo no primeiro dia, um Sábado Mágico, mas também noutros dias da semana Teatro de Fantoches, Hora do Conto e uma ação de formação sobre educação e empatia.
O Centro de Ciência Viva de Guimarães oferecerá uma sessão de "Histórias com a Ciência" no dia 04 e 06 de junho, e o Laboratório da Paisagem a sessão “Ser cientista por um dia” nos mesmos dias e também a 07 de junho.
Nos dias 04, 06 e 07 de junho várias instituições particulares de solidariedade social recebem visitas: da Resinorte para dinamizar jogos pedagógicos com o intuito de sensibilizar para a temática da recolha e tratamento de resíduos e da Tempo Livre para realizar atividades de dança.
A celebração do Dia Mundial da Criança em Guimarães promete ser uma experiência educativa e divertida, que vai proporcionar ainda atividades de dança, ações de sensibilização e, para fechar em grande esta semana recheada de atividades, acontece a I Edição das Olimpíadas Desportivas Infantis, que se realiza no centro da cidade, dia 08 de junho e é dinamizada pela Associação do Comércio Tradicional de Guimarães.
As atividades do dia 08 de junho são abertas à comunidade em geral, podendo as crianças fazerem inscrições individuais através deste link: https://forms.gle/yS3eVc1NYNVboSZd6
Programa completo aqui: