De 26 a 28 de março e de 3 a 5 de abril, a criatividade e a criação serão rainhas nesta pausa letiva que agora acontece por ocasião da Páscoa e que vai encher o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, a Casa da Memória e o Centro Cultural Vila Flor de propostas artísticas sobre temas como a cianotipia, a criação de figuras articuladas, a olaria, técnicas de impressão em tecido, fanzines, e ainda o teatro de marionetas.
No dia 26 de março (terça-feira) vai-se explorar na oficina "Sombras sobre Azul", a magia da imagem e das suas sombras e na oficina "Meio Isto e Meio Aquilo" é altura de soltar a imaginação e dar vida a criaturas estranhas, a partir da obra do artista José de Guimarães.
A manhã do dia seguinte é dedicada a "Histórias de Cântaros e Cantarinhas", uma oficina onde os participantes vão colocar as mãos na água, a água no barro e o barro na mão. À tarde vai-se desenhar os sonhos em lenços de tecido que serão estampados com uma mistura de cores e outros efeitos inesperados, viajando por entre a tradição têxtil e o Bordado de Guimarães na oficina "Sonhos de Bolso".
A quinta-feira é dedicada à elaboração de uma fanzine, que é como quem diz, um livrinho autoeditado sobre qualquer assunto, uma publicação alternativa que deu voz a pessoas que eram ignoradas pelos meios de comunicação social. As fanzines, como revela a Oficina, têm permitido levantar questões sociais, sendo ainda hoje possível encontrar zines sobre qualquer tema, desde banda desenhada, à música punk, ficção científica, poesia ou ilustração.
O teatro e as marionetas dominam as manhãs e tardes dos dias 3, 4 e 5 de abril, em oficinas orientadas por Clara Ribeiro e Filipa Mesquita, responsáveis pela direção artística da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Mais informações AQUI