
Brindado por uma manhã de sol e muito calor, na sexta-feira, 22 de março, a Fraterna, no âmbito do projeto WORTH - Mulheres na Resistência no Século XX, realizou um trilho urbano com uma turma do 5.º ano da Escola Santos Simões na descoberta da história de algumas mulheres vimaranenses que lideraram diversas formas de resistência à ditadura de Salazar contribuindo para a transição democrática.
As crianças fizeram um percurso desde a Praceta da Resistência ao Fascismo, situada junto ao Guimagym – Clube de Ginástica, até ao Largo do Toural, com o intuito de percorrer alguns lugares emblemáticos da Revolução dos Cravos e da celebração do 25 de abril em Guimarães. Os alunos foram desafiados a responder às questões preparadas sobre esta temática e cumpriram os desafios lançados com sucesso, ao mesmo tempo que aprofundavam a compreensão da história da resistência feminina em Portugal.
O WORTH, desenvolvido pela YouNet em colaboração com parceiros da Eslovênia, Polónia e Roménia e Portugal, como é o caso da Fraterna, é financiado pela União Europeia como parte do programa "Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV)", e procura sensibilizar o público e aprofundar a compreensão da história da resistência feminina na Europa do século XX.
O projeto também lançou o repto às escolas vimaranenses, através da colaboração da autarquia na divulgação, para identificarem avós, mães, tias, primas que tenham resistido ao Fascismo.
A identificação destas mulheres vimaranenses que tenham histórias de atos simples ou mais arriscados, sejam políticos, sociais ou culturais, que sejam manifestações de resistência e que desafiaram a ditadura de António de Oliveira Salazar vai culminar numa Human Library a realizar em abril, por ocasião da comemoração dos 50 anos do 25 de abril.
O principal objetivo de partilhar as histórias, fotografias, documentos e memórias destas mulheres é evitar que elas sejam esquecidas pela história oficial.
Conta-nos tudo o que descobrires junto da tua família através de email (rita-miranda@fraterna.org) ou por telefone (253 55 22 12)