
O 34.º aniversário da “Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças” é assinalado, segunda-feira, num evento que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e se realiza na Escola EB1 do Carreiro, em Lordelo, a partir das 10h00.
O programa das atividades que pretendem assinalar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou, em 1989, este importante documento, abre com um momento musical protagonizado pelos alunos deste estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.
O painel de oradores convidados conta com a participação da presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ), Henriqueta Fernandes, e de alunos e representantes do agrupamento de escolas anfitrião.
A CPCJ tem vindo a dinamizar junto da comunidade escolar vimaranense o projeto “Tecer a Prevenção”, um plano estratégico local de promoção e proteção dos direitos das crianças que tem previsto a construção de um painel comunitário composto por 336 azulejos. O resultado deste trabalho coletivo pretende sensibilizar e fomentar na comunidade a importância dos direitos das crianças e jovens.
Esta iniciativa, além de envolver a autarquia através do programa “Guimarães – Cidade Amiga das Crianças”, conta com a colaboração dos alunos do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura e dos alunos do secundário do concelho de Guimarães, visando a população infantil cuja faixa etária vai dos três aos 18 anos.
A apresentação do Painel Comunitário sobre os Direitos da Criança vai realizar-se no dia 1 de junho do próximo ano, no âmbito no programa de atividades que vão assinalar o dia Mundial da Criança, na freguesia de Moreira de Cónegos.
Vai ainda haver espaço para um momento de arte dramática e ateliês práticos com a intenção de envolver todos os presentes.