A Festa do Dia Mundial da Criança realizou-se no dia 02 de junho e que junta as crianças do concelho no Multiusos de Guimarães, devido às condições meteorológicas. Mas o piquenique, as brincadeiras, pinturas faciais, modelagem de balões, jogos tradicionais e oficinas de música mantiveram-se.
Foram várias as entidades vimaranenses que se juntaram ao município de Guimaraes para tornar esta festa inesquecível para as crianças que frequentem as Instituições Particulares de Solidariedade Social vimaranenses.
Este evento contou com a colaboração da Biblioteca Municipal Raul Brandão para a promover um conto infantil e da Casa da Juventude de Guimarães “convocada” a preparar um espaço dedicado às brincadeiras, com jogos tradicionais, pinturas faciais e modelagem de balões.
Em Guimarães, o Dia Mundial das Crianças comemorou-se durante uma semana recheada de atividades divertidas para os mais jovens dinamizadas por várias entidades vimaranenses com o apoio da autarquia.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães, das Caldas das Taipas, a GNR e a PSP realizaram o desejo da maioria das crianças de contactarem com polícias e bombeiros e de verem de perto os veículos e os equipamentos usados por estes profissionais e participarem em momentos de simulação de ocorrências.
“O Centro de Ciência Viva de Guimarães proporcionou um momento de ‘Histórias com a Ciência’, enquanto a Vimágua aproveitou para promover a preservação e racionalização da água, e a importância do respeito pela biodiversidade e manutenção do equilíbrio dos ecossistemas existentes”.
A atividade “Bioblitz no parque”, promovida pelo Laboratório da Paisagem, procurou, através de redes, frascos, lupas e outros equipamentos, que as crianças assumissem um papel de investigador e em silêncio seguir pistas para encontrar diferentes espécies de animais.